TCC Realidade Aumentada
É uma ferramenta de concepção de arte, assim como o piano ou o pincel. Esta ferramenta proporciona um maior poder de abstração, ajudando na criação de imagens complexas e em muitos casos não imaginadas. A relação entre luz, tempo e movimento constitui a base desta que poderia ser classificada como uma arte tecnológica. A computação gráfica pode ser encarada como uma ferramenta não convencional que permite ao artista transcender das técnicas tradicionais de desenho ou modelagem. Imagens que exigiriam do artista o uso de uma técnica apurada de desenho podem ser geradas mais facilmente com o auxílio de softwares. As ilustrações que usam técnicas de radiosidade ou caustic são belos exemplos. Nesses casos, as representações das sombras são extremamente difíceis de serem desenhadas à mão. Com o uso de software, o artista precisa ter apenas a idéia e deixar a parte complexa por conta da máquina. Contudo, esses softwares exigem certo nível de conhecimento e treinamento que forçarão os artistas a uma complementação do estudo das técnicas de desenho tradicional, com a teoria a computação gráfica e matemática. A computação gráfica proporciona um novo impulso ao artista, abrindo novos horizontes, fornecendo meios para se fazer um novo tipo de arte.
Segundo a ISO – (International Organization for Standardization), a definição de computação gráfica é: “um conjunto de ferramentas e técnicas para converter dados para ou de um dispositivo gráfico através do computador”.
A computação gráfica vista como ferramenta indicaria que temos um artista responsável pela arte gerada. Mesmo as imagens geradas a partir de equações podem ser consideradas arte, se essas equações forem fruto da criatividade e da capacidade do descobridor que manifesta sua habilidade e originalidade inventiva. Então vamos aproveitar para desmistificar uma questão. A matemática pode parecer um monte de números aglomerados em equações que se destinam apenas à construção de objetos