realidade aumentada
Índice de Ilustrações
O que é a Realidade Aumentada?
Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado com o real, possibilitando uma maior interacção e abrindo uma nova dimensão na maneira como nós executamos tarefas, ou mesmo as que nós incumbimos às máquinas. Assim, se pensava que objectos a saltar para fora do ecrã fossem uma realidade exclusiva do mundo da ficção científica, está na hora de mudar os seus conceitos. Aliás, o que acontece com a Realidade Aumentada é o contrário: saltamos para dentro do mundo virtual para interagir com objectos que só estão limitados à nossa imaginação.
Como surgiu a Realidade Aumentada?
A Realidade Aumentada teve a sua origem em algo muito simples: etiquetas. Os códigos de barras já não respondiam com perfeição à tarefa de carregar todas as informações que se queria obter através de sua leitura. Por isso, foram criados os códigos 2D (duas dimensões), que vieram permitir o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras.
Os códigos bidimensionais são justamente os responsáveis pela possibilidade de projectar objectos virtuais numa filmagem do mundo real, melhorando as informações exibidas, expandindo as fronteiras da interactividade e até possibilitando que novas tecnologias sejam utilizadas, bem como as atuais se tornem mais precisas.
A Realidade Aumentada é utilizada combinando-se um código de duas dimensões com um programa de computador.
O conceito de Realidade Aumentada basicamente corresponde à interacção e integração, com recurso a uma câmara e software específico, de conteúdos do mundo virtual com o mundo real, mas com uma forte componente interactiva com algo. Aliás, essa é parte fundamental no conceito de Realidade Aumentada, a interacção com algo, ou seja, um facto inultrapassável é o de que a Realidade Aumentada depende da existência da Realidade, isto é, a Realidade Aumentada depende do real ou de algo