Realidade Aumentada
Vitória da Conquista
Julho – 2009
Objetivo
O presente trabalho tem por objetivo o aprendizado e conhecimento de uma nova tecnologia que vem surgindo nos últimos anos e que garante revolucionar o mundo de certa forma em áreas distintas, se chama Realidade Aumentada. Será apontada também sua utilização em diversas áreas, tais como na publicidade, criando anúncios em três dimensões interativos, na criação de jogos mais realísticos, na medicina, na indústria automobilística e uma vasta gama de alternativas.
Introdução
A Realidade Aumentada, como todas as outras tecnologias modernas, passa por diversas mudanças e constante desenvolvimento. É assim o mundo da tecnologia, movido pela curiosidade do homem e inabaláveis inovações das tecnologias já existentes. Desde 1500 A.C quando os desenhos em cavernas em “Lascaux” mostravam imagens “virtuais” na escuridão da caverna, que iniciaram a idéia de aprimoramento do mundo real. Então é aí que a curiosidade e perspicácia do homem começam a se desenvolver. Passando pela “cibernética”, transmitindo mensagens entre homem e máquina, o “Sensorama”, com efeitos visuais, sonoros, vibrações e cheiros, o laboratório de realidade virtual chamado “Videoplace”, que permite o usuário interagir com elementos virtuais pela primeira vez é que finalmente surge em 1990 a chamada Realidade Aumentada. Mas é nos dias atuais que essa tecnologia tem seu verdadeiro estopim.
Segundo Steven Feiner, diretor do laboratório de computação gráfica da Universidade Colúmbia, a evolução dos PCs atuais foi o que libertou as experiências com Realidade Aumentada dos laboratórios científicos. “Apenas há pouco tempo as empresas conseguiram criar aplicações da tecnologia que fossem comercialmente viáveis”, diz Feiner, um dos maiores especialistas do mundo em Realidade Aumentada. O surgimento de computadores com processadores avançados possibilitou o desenvolvimento mais