Realidade aumentada
A Realidade Aumentada é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida há cerca de 40 anos, e estamos cada vez mais próximos da correção dos seus problemas e dificuldades e de seu aprimoramento total. A combinação de objetos reais e virtuais pode ser extremamente útil para a humanidade, tanto como um novo paradigma de interface interativa entre usuário e informação, como uma maneira de acessar informações que não seriam acessíveis aos sentidos comuns. Veremos neste trabalho a origem, o funcionamento e alguns usos desta ferramenta, que vem sendo apontada por alguns pesquisadores como a nova saída para a evolução da computação. 2. História RA
Em 1968 Ivan Sutherland construído o primeiro sistema
funcional de RA.
Foi somente na década de 90 que o conceito de sobreposição de objetos virtuais sobre a realidade se solidificou e recebeu o nome de Realidade Aumentada.
Em 1993, pesquisadores da Universidade a Califórnia desenvolveram um sistema móvel de RA para ambientes externos baseados no GPS, que servia como assistente de navegação a deficientes visuais, sobrepondo comandos de voz à imagem captada.
3. Realidade Aumentada (RA)
Ao contrário da Realidade Virtual (RV) que promove uma
total imersão do usuário no ambiente sintético, sem que ele tenha nenhum contato com o mundo real à sua volta, a
Realidade Aumentada (RA) permite que o usuário veja parte do mundo real, com objetos virtuais sobrepostos ou compostos com o mundo real, ou seja, ela suplementa a realidade, ao invés de substituí-la.
3. Realidade Aumentada (RA)
É a integração de informações virtuais a visualizações do
mundo real. Atualmente, a maior parte das pesquisas em
RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador.
4. Como funciona?
Três componentes básicos são necessários para a existência da Realidade Aumentada:
Objeto real com