Pelagra
Wikipedia:
-------------------------------------------------
Pelagra é uma doença causada pela falta de niacina (ácido nicotínico ou vitamina B3 ou vitamina PP) e/ou de aminoácidos essenciais, como o triptofano. É conhecida por seus três sintomas que começam com a letra D. São eles: o aparecimento de uma cor escura na pele (Dermatite), que fica seca e áspera e mais tarde provoca o aparecimento de crostas. Mais tarde aparecem Diarreias e alterações mentais (Demência); também conhecida como doença dos três "Ds". O nome 'vitamina PP' faz referência à ação Preventiva à Pelagra. Na antiga Europa esta doença propagou-se quando a farinha de milho começou a substituir a de trigo, por volta de 1700. A vitamina PP não se faz presente na farinha de milho. Atualmente é uma afecção infreqüente, sendo a causa mais comum o alcoolismo. http://www.medicinageriatrica.com.br/2009/03/29/pelagra/ Atualmente a pelagra, doença nutricional causada deficiência da vitamina B3 (Niacina), não é uma doença tão comum quanto no passado, mas pode ser encontrada com certa freqüência em nosso meio, principalmente entre idosos, desnutridos e alcoólatras. É preciso estar atento para as formas incompletas, pois podem ser de muito difícil diagnóstico, com sintomatologia por vezes só cutânea, só neurológica ou só gastrintestinal.
O termo pelagra, que significa “pele áspera”, foi primeiramente utilizado por Frapolli, em 1771 na Itália, onde nessa época foi feito um grande número de estudos sobre o assunto. Havia tantos casos de pelagra que até foi criado um hospital de pelagra em Legano, Itália, em 1784. A melhora dos pacientes quando em ambiente hospitalar era atribuída ao repouso, ar fresco, exposição solar, água, tudo, menos melhora na alimentação. Foi somente em 1810 que Marzari suspeitou de um defeito na dieta alimentar.
A pelagra tinha sido reconhecida em 1735 por Gaspar Casal, médico de Felipe V da Espanha, que a observou nos arredores da cidade de Cviedo, nas Astúrias. Porém,