Vitamina b3
A vitamina B3 é uma das oito vitaminas B. Ela também é conhecida por niacina ou por ácido nicotínico. A niacina tem duas formas diferentes, uma delas tem o nome de niacinamida e a outra chama-se hexanicotinato inositol, ambas as formas pertencem à vitamina B3, embora provoquem efeitos diferentes no corpo humano.
As vitaminas B ajudam o corpo a converter os alimentos em combustível (glicose), que depois é queimado para produzir energia. Elas também ajudam o sistema nervoso a funcionar adequadamente e a metabolizar as gorduras e as proteínas. As vitaminas do complexo B também são necessárias para manter a pele saudável, assim como os cabelos, olhos e fígado. Todas as vitaminas B são solúveis na água, o que quer dizer que o corpo humano não as consegue armazenar. O ácido nicotínico também é eficaz em melhorar a circulação e na redução dos níveis de colesterol no sangue.
Na dieta é necessário satisfazer todas as necessidades do seu corpo a nível de niacina, é muito raro encontrar alguém com uma deficiência de vitamina B3. A principal causa de deficiência desta vitamina é o alcoolismo. Existem vários sintomas de deficiência de acido nicotínico como por exemplo a fadiga, manchas na pele, aftas, vómitos e depressão. Em casos extremos surge uma doença rara chamada pelagra, que causa diarreia, dermatites e demência.
Existe uma serie de alimentos que são ricos em vitamina B3, tais como o amendoim, castanha do Pará, carnes magras, leite, ovos, frutos secos, cereais integrais, brócolos, tomate, cenoura e a batata-doce, e também a maior parte dos legumes e frutas.
Funções:
A vitamina B3, também conhecida como niacina ou ácido nicotínico, é importante para a manutenção do equilíbrio da pele e sistema nervoso.