Vitamina B3
Vitamina B3 ou niacina é uma substância essencial para o processo metabólico, que transforma os alimentos que ingerimos em energia dentro do organismo para que o corpo use corretamente os nutrientes dos alimentos. assim evita doenças ou carências vitamínicas, como pele seca e cansaço
A vitamina B3 é também conhecida como vitamina PP, por ser preventiva da pelagra..
A vitamina B3, também chamada de niacina, é utilizada para baixar o colesterol e os triglicerídeos, sendo necessária uma suplementação de 1 a 3 g por dia. No entanto, em razão de seus efeitos colaterais, como vasodilatação, enrubescimento, queimação e coceira na pele, esta suplementação deve ser feita com prudência e sob monitorização clínica cuidadosa.
Pessoas com diabetes, doenças hepáticas e outras condições médicas devem consumir este nutriente com cautela. Sempre procure a ajuda e orientação de proficional
Fontes alimentares de vitamina B3
Carne bovina magra;
Fígado;
Aves;
Peixes;
Amendoim;
Ovos;
Leite;
Cogumelos;
Arroz, trigo e milho.
Necessidades diárias de vitamina B3
As necessidades diárias desta vitamina está entre 12 e 19 mg ou 6,6 mg de vitamina por cada 1000 calorias ingerida no dia, o que é facilmente alcançado por exemplo com 100 g de atum, que possui 12 mg de niacina, ou 2 coxas de frango que possui cerca de 15 mg de vitamina B3.
Para uma perfeita fixação da niacina no organismo é necessário a presença do triptofano, aminoácido que está presente também nas mesmas fontes da vitamina B3.
Os alimentos ricos em vitamina B3 são importantes para evitar o aparecimento de pelagra, que é uma doença que provoca sintomas como diarreia, manchas negras na pele ou demência.
A vitamina B3 ou niacina é uma vitamina fundamental que ajuda o organismo a utilizar corretamente os nutrientes que vêm dos alimentos e assim evita doenças ou carências vitamínicas, como pele seca e cansaço, por exemplo.
Excesso de vitamina B3:
Pode ser prejudicial a pessoas com asma ou doença de úlcera pélvica.