trabalho individual 1 semestre refeito
Neste mundo globalizado e altamente competitivo, os desafios organizacionais são cada vez maiores e mais complexos, exigindo que as organizações realizem acompanhamentos e controles, a partir das definições estratégicas; além da incorporação da melhoria contínua e do alinhamento da visão custo x benefício, buscando uma melhor produtividade, lucratividade e rentabilidade.
A sobrevivência das organizações está atrelada a vantagens competitivas relacionadas ao negócio da empresa, estas podem ser percebidas através da criatividade incorporada com pequenas mudanças nos produtos ou serviços, que a princípio, podem parecer insignificantes, mas que na visão do cliente são muito valorizadas, até inovações tecnológicas e o despertar para novos conhecimentos e interesses até então despercebidos.
Com a abertura dos mercados em 1990 a concorrência deixou de ser local para ser globalizada, trazendo alterações nas relações das parcerias, dos fornecedores, das legislações e regulamentações dos diferentes países.
As organizações passam a perceber a necessidade da valorização dos seus colaboradores, estimulando-os na participação intelectual dentro dos processos produtivos e acima de tudo despertando a importância da fidelização dos seus clientes, parceiros e fornecedores.
As adequações das empresas neste novo cenário ocorreram com a reestruturação dos seus processos industriais, logísticos, administrativos e financeiros, focalizados na QUALIDADE e nas PESSOAS.
Assim sendo, muitas empresas ao direcionar os seus recursos e esforços optaram por focar-se nas suas áreas fins, terceirizando as áreas consideradas meios, otimizando os recursos humanos e financeiros.
Para atender a estas mudanças um grande número de empresas dispensaram excelentes profissionais, que recebiam salários elevados por possuir alto grau de especialização.
Com o passar do tempo às empresas constataram que o conhecimento e o domínio técnico foram perdidos nesta “reengenharia”.
Muitos