Rigidez Dielétrica
O que é rigidez dielétrica
Os dielétricos (ou isolantes) são substâncias nas quais os elétrons estão presos aos núcleos dos átomos, isto é, não existem cargas livres na estrutura interna destes materiais.
O maior valor do campo elétrico que pode ser aplicado a um isolante sem que ele se torne condutor é denominado rigidez dielétrica do material. A rigidez dielétrica varia de um material para outro, pois, alguns materiais suportam campos muito intensos mantendo-se ainda como isolantes, enquanto outros tornam-se condutores mesmo sob a ação de campos elétricos de intensidades relativamente baixas.
O valor da rigidez dielétrica depende de diversos fatores como:
Temperatura.
Espessura do dielétrico.
Tempo de aplicação da diferença de potencial
Taxa de crescimento da tensão.
Para um gás, a pressão é fator importante.
Centelha Elétrica
Centelha elétrica é quando dois corpos com potenciais distintos estão distantes entre si e separados por um material com determinado valor de rigidez dielétrica. Eis que esses corpos apresentam uma diferença de potencial maior que a rigidez dielétrica do que os separa. Nesse momento tem-se uma descarga (raio), simplesmente ocorre corrente elétrica entre os dois corpos através do meio que os separa.
Poder das Pontas
É a capacidade dos corpos eletrizados de se descarregarem pelas pontas. Em outras palavras, o Poder das Pontas se resume na facilidade que as cargas elétricas terão para entrar e para sair por lugares pontiagudos.
A carga elétrica em excesso num corpo condutor distribui-se apenas pela superfície exterior do corpo e concentra-se nas zonas mais pontiagudas (ou de menor raio), rarefazendo-se nas restantes.
Para raios
Função Principal (ou de prevenção) dos Pára-Raios:
A função principal dos pára-raios é evitar que os raios ocorram. Para isso ele se utiliza do poder das pontas.
Quando uma nuvem se aproxima de um pára-raios, ela induz cargas de sinal contrário no solo que fica