Ensaio de rigidez dielétrica de um óleo isolante
Palavras-chave -- Óleo isolante, transformador.
I. INTRODUÇÃO o S óleos minerais isolantes são determinados tipos de óleos básicos extraídos do petróleo, com tratamento específico e destinados à utilização em transformadores, chaves elétricas, reatores, disjuntores, religadores, etc. Num equipamento elétrico, o óleo é usado simultaneamente como isolante e refrigerante. Para isolar, o óleo deve ser isento de umidade e de contaminantes e para resfriar deve possuir baixa viscosidade e baixo ponto de fluidez para facilitar sua circulação.
Por serem usados nos equipamentos elétricos, os óleos isolantes também devem ter suas propriedades constantemente avaliadas. As análises realizadas são fundamentais para prolongar a vida útil do equipamento elétrico, evitando com isso a interrupção do fornecimento de energia. Por meio de análises físico-químicas controla-se a qualidade do óleo e por métodos cromatográficos pode-se detectar a existência de falha nos equipamentos. Nesse ensaio de Laboratório, será avaliada a condição de uso de um óleo isolante mineral. Os ensaios dessa experiência seguem as normas estabelecidas na NBR 6869:1989. Basicamente, tais normas estabelecem que para a verificação da rigidez dielétrica do óleo, deve-se submetê-lo a uma tensão elétrica e determinar o valor de tensão para o qual ocorre uma descarga de corrente entre os terminais de eletrodos da amostra de óleo.
II. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
1. Coleta das amostras
A coleta não deve ser feita quando a temperatura ambiente for maior que a do óleo isolante para que este não absorva umidade, pois esta tende a concentrar-se nas superfícies mais frias.
De acordo com a norma