Japão
O Japão é um arquipélago, país insular da Ásia Oriental. Suas quatro maiores ilhas são: Honshu (onde localiza-se sua atual capital, Tóquio), Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, o pico mais alto japonês, o Monte Fuji.
O Japão possui a nona maior população do mundo, com cerca de 128 milhões de habitantes e sua região metropolitana de Tóquio é a maior área metropolitana do mundo, com mais de 30 milhões de habitantes.
A influência do resto do mundo seguida por longos períodos de isolamento tem caracterizado a história do país. A era Meiji, que durou de 1868 a 1912, representou um dos períodos mais notáveis da história do Japão, pois realizou-se em apenas algumas décadas o que levou séculos para se desenvolver no Ocidente. Em agosto de 1945, o Japão exausto pela Segunda Guerra Mundial, aceitou os termos de rendição das forças aliadas, e por decreto imperial o povo depôs as armas. O Japão foi colocado sob controle dos aliados, em especial dos americanos, por mais de 6 anos após a rendição. Foram realizadas várias reformas políticas e sociais pelas autoridades de ocupação, onde a terra cultivável foi redistribuída aos antigos arrendatários. Assegurou-se aos trabalhadores o direito de organizar sindicatos. Foi garantida a liberdade de opinião e de religião, promulgando uma nova constituição liberal. A partir daí, em vista do crescente poder nacional do Japão e das expectativas cada vez maiores de outros países quanto a seu papel internacional, o governo tem adotado uma atitude positiva para com o alargamento da contribuição do Japão à comunidade mundial.
Como grande potência econômica, há no subconsciente de cada japonês, o ato de se dedicar de corpo e alma à empresa onde a pessoa trabalha para que a mesma cresça ao mesmo tempo em que o seu país progride. O país possui a segunda maior economia do