Metro
Metrô é um meio de transporte urbano, que circula sobre trilhos transportando passageiros, também é conhecido como trem urbano, ou metropolitano (HOUAISS, 2001). Pode ser de 03 tipos: o metrô de superfície, o elevado e o subterrâneo. Sua Construção vai depender da ocupação do solo, da preservação do meio ambiente e do patrimônio histórico (NUNES, 2007). O metrô é um trem urbano de alta capacidade, que funciona através da energia elétrica, e possibilita a redução do tempo durante o percurso, pois funciona em trilhos próprios, não interferindo no trânsito das cidades, portanto não enfrenta os congestionamentos que os veículos comuns. O primeiro metrô do mundo foi construído em Londres no ano de 1863, é subterrâneo e hoje possui 401 milhões de quilômetros de extensão. Na America Latina o primeiro metrô foi inaugurado em Buenos Aires em 1913 (NUNES, 2007). E no Brasil o primeiro metrô foi inaugurado em São Paulo em 1974, com mais de 70 anos de atraso da data prevista, e mais de um século do primeiro do mundo (ORAZEM, 2008). No Brasil existem várias administradoras dos metrôs, mas a principal delas é a CBTU (COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS). Ela é responsável pelo metrô de Belo Horizonte/ MG, João Pessoa/ PB, Maceió/ AL, Natal/ RN e Recife/ PE (CBTU, 2008).
2 OBJETIVO Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre o metrô no mundo e principalmente no Brasil. Explorando seu funcionamento, os impactos ambientais e sociais que ele pode trazer para uma cidade.
3 METODOLOGIA A metodologia empregada neste foi uma revisão bibliográfica da situação do metrô em Belo Horizonte, no Brasil e no mundo.
4 DESENVOLVIMENTO 4.1 Metrô no Mundo O metrô de Londres foi o primeiro do mundo. Inaugurado em 1863, foi criado por Charles Pearson,