Vitaminas B1, B2 e B3
Centro de Educação Superior Norte - RS
Curso de Nutrição
Vitaminas B1 – B2 – B3
Acadêmicas:
Gildineia Mello do Amaral
Laura Oliveira
Barbara Silveira
Palmeira das Missões, 25 de abril de 2012
Introdução:
Embora necessárias em pequenas quantidades na alimentação, as vitaminas são consideradas essenciais, pois o organismo não as sintetiza, necessariamente devem ser obtidas através da alimentação. Participam de reações metabólicas específicas do interior da célula, tanto no metabolismo de proteínas, quanto no de síntese de muitos componentes corpóreos como ossos, pele, doenças causadas por deficiências nutricionais e são indispensáveis para o crescimento normal, a reprodução e a manutenção dos animais superiores e do homem. As vitaminas não fornecem calorias e nem contribuem de forma apreciável para o aumento da massa corporal.
As vitaminas o complexo B, cujas serão faladas nesse trabalho, são vitaminas hidrossolúveis e desempenham papeis importantes no metabolismo celular.
Vitamina B1 – Tiamina
A vitamina B1 foi a primeira do complexo B a ser descoberta. Ela esta ligada ao metabolismo dos carboidratos, gorduras, proteínas e dos ácidos nucléicos. Ocupa um lugar especial nas membranas das células nervosas. Consequentemente, processos em nervos e em seus tecidos responsivos, os músculos, dependem muito da tiamina.
A absorção está prejudicada com o consumo elevado de álcool que interfere no transporte ativo da substância. O álcool também interfere na metabolização hepática da tiamina e aumenta sua excreção renal.
As fontes de tiamina são a carne de porco, levedura, leguminosas secas, carnes magras, cereais integrais, castanhas em geral, farinha de milho, arroz integral, leite em pó, gérmen de trigo, ervilha e sementes