Varicela
A varicela é uma doença causada pelo vírus da varicela zoster (V.V.Z.), um herpes-vírus humano do tipo 3 com expressão da primoinfecção. (HINRICHSEN 2005)
É endêmica e altamente contagiosa atingindo principalmente crianças menores de 15 anos, em especial menores de um ano. Mas também atinge maiores de 15 anos com incidência elevada de complicações viscerais e infecção secundária. Acomete ambos os sexos e igualmente todas as raças. (HINRICHSEN 2005)
A transmissão ocorre principalmente por via respiratória (gotículas) e contato direto com as lesões cutâneas. O período de contágio vai de dois dias antes do inicio do exantema, o que ocorre em geral em quatro a cinco dias da doença. (HINRICHSEN 2005)
Inicialmente o vírus se replica na mucosa do trato respiratório superior, disseminando-se, para o sistema reticuloendotelial e evoluindo com viremia e surgimento do rash, que envolve cório e derme, com balonização de células epiteliais e transformação destas em células gigantes multinucleadas. A secreção vesicular é inicialmente clara e se torna purulenta progressivamente à medida que há acúmulo de polimorfonucleares, células epiteliais mortas e fibrinas. Em seguida, há ruptura da vesícula e formação de crosta ou reabsorção. (HINRICHSEN 2005)
Após a infecção por varicela, o hospedeiro adquire imunidade por toda vida e dificilmente ocorrem novos episódios subseqüentes à reexposição, quando isso ocorre, geralmente é um individuo imunodeprimido. O vírus da varicela zoster permanece em estado de latência nos gânglios das raízes nervosas dorsais e podem causar herpes-zoster anos depois. (HINRICHSEN 2005)
Diagnostico clínico da Varicela
Segundo HINRICHSEN, o período de incubação esta em torno de 14 a 16 dias. Sintomas como febre baixa e cefaléia e anorexia podem ocorrer em um a dois dias antes do rash, principalmente em crianças maiores, adolescentes e adultos. Crianças imunodeprimidas geralmente apresentam doença leve, enquanto em