Vitaminas
vitaminas
1) Como o álcool está envolvido na deficiência de Tiamina?
Aqueles que consomem álcool em excesso perdem a capacidade de absorver os nutrientes da dieta. O alcoolismo conduz à diminuição da ingestão de absorção de alimentos, prejudicada e utilização de nutrientes. Ele aumenta a demanda de nutrientes e é uma causa de um defeito apoenzima. Todos estes fatores resultam na deficiência de tiamina.
2) Em relação à função, o que há de comum entre tiamina, niacina e riboflavina?
As vitaminas tiamina, niacina e riboflavina, são um grupo de vitaminas solúveis em água (hidrossolúveis) e que desempenham importantes papéis no metabolismo das células. Melhora a circulação, necessária para a formação de hemácias, produção de anticorpos, ajuda no funcionamento do sistema nervoso, no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas.
3) Qual a principal doença causada pela deficiência de niacina e quais os sintomas?
A pelagra é uma perturbação nutricional provocada por uma deficiência de niacina. A carência de um aminoácido chamado triptofano também pode contribuir para o desenvolvimento da pelagra porque se pode converter em niacina. A pelagra, uma perturbação sazonal, apresenta-se na Primavera e dura até ao fim do Verão. A doença aparece repetidamente nas pessoas com alimentação rica em milho.
Os alcoólicos crônicos têm um elevado risco de desenvolver pelagra devido a uma alimentação insuficiente. A pelagra produz-se nas pessoas que sofrem da doença de Hartnup, uma perturbação hereditária pouco freqüente em que a absorção do triptofano no intestino e rins está alterada. Estas pessoas precisam de elevadas doses de niacina para prevenir os sintomas.
Seus sintomas:
Diarréia;
Degeneração neurológica (demência);
Dermatite áspera, e pigmentada;
Depressão e irritabilidade;
Delírio e confusão mental;
Distúrbios motores;
Distúrbios sensoriais (sensibilidade a luz e odores)
Dores abdominais.
Náusea