pedagogia e modernidade
Para Libâneo, o que justifca a existência da pedagogia é o fato de esse campo ocupar-se do estudo sistemático das práticas educativas que se realizam na sociedade como processos fundamentais da condição humana.
Portanto, a pedagogia, serve para investigar a natureza, as fna- lidades e os processos necessários às práticas educativas que propõem a realização desses processos nos diferentes contextos em que ocorrem essas práticas. Assim, ela acaba por se constituir, em um campo de conhecimento que possui objeto, problemáticas e métodos próprios de investigação, e, por isso, confgura-se como uma “ciência da educação”.
Essa visão da pedagogia fundamenta-se em um conceito ampliado de educação em que as práticas educativas não se restringem à escola ou à família. Elas ocorrem em todos os contextos e âmbitos da existência individual e social humana, formal ou não, sob várias modalidades.Entre essas práticas, há as que acontecem de forma difusa e dis- persa, são as que ocorrem nos processos de aquisição de saberes e modos de ação de modo não intencional e não institucionalizado, confgurando a educação informal. E “a pedagogia ocupa-se da educação intencional. Como tal, investiga os fatores que contribuem para a construção do ser humano como membro de uma determinada sociedade, e os processos e meios dessa formação” conforme afrma o autor.
Para Libâneo, são esses processos que constituem o objeto de estudo da pedagogia, dando-lhe um campo próprio, rico e vasto de investigação. Ela estuda as práticas educativas com vistas a explicitar fnalidades, objetivos sociopolíticos e formas de