Resenha do Livro Pedagogia e Modernidade: Presente e Futuro da Escola
LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Modernidade: Presente e Futuro da Escola. In: LIBÂNEO, J.C. Pedagogia e Pedagogos para quê. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Cap. 5, p. 150-198.
2- Credenciamento do Autor
José Carlos Libâneo é doutor em Filosofia e História da Educação pela PUC de São Paulo. Nasceu em Angatuba, estado de São Paulo, em 1945. Na capital paulista, foi diretor de uma escola pública experimental, colaborou em projetos da Secretaria Estadual da Educação e lecionou em instituições do ensino superior. Em Goiania, desde 1973, fundou e dirigiu o Cen-tro de Treinamento e Formação de Professores, da Secretaria da Educação. Foi professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, onde se aposentou como Titular. Nessa Faculdade, coordenou por quatro anos o curso de mestrado em Educação. Atualmente é docente na Universidade Católica de Goiás. Pesquisa e publica artigos em revistas especiali-zadas sobre temas de Teoria da Educação Didática e Organização Escolar.
3- Resumo da Obra
O papel da educação as novas realidades econômicas, políticas e culturais, definidoras do mundo contemporâneo, faz repor os temas da pedagogia, da modernidade e das novas tarefas da escola. Criticas da industrialização e modernização capitalistas instauradas sob o signo da modernidade, investiam num projeto de emancipação universal da humanidade. A educação prepararia os indivíduos para o desenvolvimento de toda a humanidade. A Pedagogia Crítico-Social propõe o não cumprimento da exigência emancipatória da educação pela sociedade burguesa, colocando o conhecimento a serviço da liberdade e emancipação dos homens, tornando uma teoria da pratica que orientasse e guiasse à práxis educacional futura. Preserva a educação crítica, de inspiração marxista, deixando aberto a outros referencias, desde ajudem a ter um melhor conhecimento à natureza da ação pedagógica, agentes da pratica educativa, as praticas sociais, as formas de organização da escola, da