hepatites
Não existe tratamento para a forma aguda. Se necessário, apenas sintomático para náuseas e vômitos. O repouso é considerado importante pela própria condição do paciente.
A utilização de dieta pobre em gordura e rica em carboidratos é de uso popular, porém seu maior benefício é ser de melhor digestão para o paciente sem apetite. De forma prática deve ser recomendado que o próprio indivíduo doente defina sua dieta de acordo com sua aceitação alimentar. A única restrição está relacionada à ingestão de álcool. Esta restrição deve ser mantida por um período mínimo de seis meses e preferencialmente de um ano.
Tratamento das Hepatites em geral: Para as Hepatites agudas causadas por vírus não há tratamento específico. Em apenas alguns casos de hepatite C, quando descobertos na fase aguda, há um tratamento específico que pode prevenir a evolução da doença para a fase crônica.
Repouso parcial ou prolongado é indicado conforme a capacidade e bem-estar do paciente bem como a alimentação variam de acordo com a tolerância do indivíduo (devido às náuseas e os enjôos, em alguns casos, se faz necessária a administração de líquidos endovenosos).
Bebidas alcoólicas são proibidas durante e a doença e por algum tempo após a normalização dos exames de sangue.
Remédios só devem ser administrados com indicação médica para evitar piora e evolução da hepatite.
Tratamento Hepatite A
Não existem medicamentos específicos para tratar esta doença. Este tipo de hepatite trata-se, essencialmente, com repouso, durante a fase aguda, até que os valores das análises hepáticas voltem ao normal e a maioria das pessoas restabelece-se completamente em cinco semanas. Quando se aconselha repouso isso não significa que se permaneça na cama mas sim que devem ser evitados grandes esforços físicos.
Também não se recomenda qualquer dieta especial; a alimentação deve ser equilibrada como, aliás, o bom senso indica em todas as ocasiões: rica em proteínas e com baixo teor de gorduras. Nos