Pedagogia e Modernidade Presente e Futuro da Escola Lib neo
CAPÍTULO V
PEDAGOGIA E MODERNIDADE: PRESENTE E FUTURO DA ESCOLA
“Numa concepção emancipatória, a educação seria o grande fator de humanização.” (p. 159)
“A Pedagogia é uma ciência da formação humana.” (p.162)
“Certamente a Pedagogia existe desde que houve necessidade de cuidar de crianças e de promover sua inserção num contexto social.” (p. 163)
“A Pedagogia ocupase de finalidades, valores, não passíveis de analise cientifica.” (p. 171)
“Os educadores críticos há muito contestam aspectos centrais do modernismo, especialmente nas suas manifestações na economia e sociedade da formação social capitalista.” (p. 187)
“O pedagogo põese cotidianamente opções sobre que ser humano pretende formar, qual concepção de mundo adotar, qual é o futuro da sociedade.” (p.
188)
“O pedagogo, o professor, realizam uma prática humana baseada em relações de influência em que é impossível excluir o caráter de intencionalidade, isto é, uma intervenção em direção a finalidades formativas implicando um comprometimento moral com prática educativa.” (p. 188)
“Enquanto a humanidade necessitar de educação, necessitará também de alguma certeza sobre as melhores condições de sua existência material e espiritual e sobre o destino humano.” (p. 188)
“A formação global do ser humano, portanto, continua sendo condição de humanização e tarefa da Pedagogia, em que se inclui certamente o desenvolvimento da razão. Uma racionalidade que resgata a subjetividade, a autonomia da consciência humana, assentada no desenvolvimento das capacidades cognitivas e afetivas de problematização e apreensão da realidade.” (p. 191)
“O professor, como parceiro mais experiente na relação pedagógica, pode ajudar o aluno na apropriação racional da realidade, sem que isso seja tomado como inculcação ou