denotação e conotação
Uma palavra em estado de dicionário não é literária. Ou seja: a palavra usada em seu sentido primitivo, o sentido que o dicionário lhe dá, não corresponde ao seu uso artístico. A palavra denotativa só informa aquilo que é objetivo, concreto. A literatura é linguagem carregada de significado: ela é resultado de uma intenção. Por isso, a palavra literária é conotativa, isto é, vem da experiência pessoal, subjetiva, carregada de emoções, resultado de associações que representam algo mais do que o estado de dicionário.
O texto a seguir foi extraído de uma redação escolar feita com base em uma gravura que mostrava a seguinte cena: navio ancorado em uma ilha; vários prisioneiros em fila indiana; tripulantes uniformizados.
O desembarque
Às nove e quinze de uma segunda-feira, o pessoal da tripulação se reuniu no convés e alguém deu noticia de que iríamos desembarcamos às dez e meia, depois de várias recomendações e de sermos passados em revista. Quando os ferros foram lançados, os prisioneiros correram para várias partes a fim de ver pela primeira vez a paisagem daquela nova terra, que nunca tinham enxergado antes e que seria a nova moradia de todos. Depois da longa travessia marítima, do enjoo dos passageiros e da espera de vários dias, todos iam pisar em terra firme, fora do continente, é verdade, mas numa ilha, no meio do oceano.
Este segundo texto foi extraído do livro Camarim de prisioneiro, de Alex Polari, e se refere à sua entrada no presídio da Ilha Grande, em maio de 1971.
12.207
Desembarcamos
os ferros foram lançados no porto e nos pulsos enquanto fomos expulsos da vida e do continente estando sujeitos ao pulsar de incríveis sentimentos e ao sabor das ondas e das contingências rodamos em redor das continências dos guardas.
Depois da viagem da travessia e do enjoo nos colocaram em uma sala tiraram nossa roupa e nos revistaram, nos vestiram nos revestiram de oco e fizeram a chamada.
Ganhei um numero de