Pedagogia hospitalar
Este trabalho tem como foco a pesquisa sobre as diversas áreas de atuação do pedagogo. Colocamos como evidência a pedagogia hospitalar realizada na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, que busca dar continuidade a vida escolar dos educandos hospitalizados.
Trata-se de um tema pouco conhecido na comunidade escolar, tornando-se um desafio para seu próprio entendimento.
[...]que se pode entender, por pedagogia hospitalar, aquele ramo da pedagogia, cujo o objetivo de estudo, investigação e dedicação é a situação do estudante hospitalizado, afim de que continue progredindo na aprendizagem cultura, formativa e muito especialmente, quanto ao modo de enfrentar as enfermidade, com vistas ao auto cuidado e à prevenção de outras possíveis alterações na sua saúde. (SIMANCASE e LORENTE, 1990, p.126)
Contudo se torna algo de extrema importância por se tratar de um ato educacional que visa a formação e o bem estar do educando hospitalizado.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral:
Possibilitar uma melhor compreensão da função do pedagogo na área hospitalar. E como principal estratégia, melhorar o atendimento das crianças hospitalizadas.
2.2 Objetivo Específico:
* Identificar as habilidades e competências necessárias do pedagogo na área hospitalar; * Compreender os desafios desse profissional; * Analisar os desafios e estratégias hospitalar desenvolvidas pelo mesmo.
3 JUSTIFICATIVA
Esta pesquisa teve como finalidade justificar a atuação do pedagogo na área hospitalar, analisando o desenvolvimento de suas habilidades, competências, desafios, contribuindo para que haja a continuidade escolar.
4 METODOLOGIA
A pesquisa se caracterizou de forma exploratória e descritiva. Ela acorreu na Instituição Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte com a profissional em pedagogia atuante na mesma. Em 1899, foi inaugurada a Santa Casa, que na época foi batizada de “Hospital Emygdio Germano”. Maior