Resumo do livro: o caso dos exploradores de cavernas
“RESUMO DO LIVRO: O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS”
GOIÂNIA
MARÇO 2013
Adriana Dias Araújo Braga Guimarães
Aliny do Carmo Silva
Alexandre Pereira dos Reis
Kellen Silva Brito
Tainara Veloso de Souza
Trabalho entregue à professora Paula como requisito parcial da disciplina de Instituições
Judiciárias e ética, integrante da ementa curricular do primeiro período do curso de Direito- Matutino- Turma A,
21 de março de 2013. Universidade Paulista
UNIP-GO.
UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP
GOIÂNIA, MARÇO 2013
Resumo
O Caso dos Exploradores de Cavernas, livro de Lon Luvois Fuller, apresenta uma abordagem de obra ficcional extremamente bem projetada e escrita sobre um julgamento narrando, basicamente o envolvimento de um homicídio seguido de antropofagia. Na obra, são dispostos os votos de quatro Juízes incumbidos de analisar a sentença dada em primeira instância, sendo os mesmos analisados pelo Presidente do Tribunal, onde é apresentada uma vasta rede de complicações e particularidades. Na obra é evidenciada a diferença entre aquilo que é justo e legal deixando expostos os direitos naturais e positivistas quando citados em argumentos e fatos. Também é evidenciado por meio de uma reflexão não propriamente dita acerca do papel do legislador e do magistrado na esfera jurídica.
Desenvolvimento
Manifestação do Presidente Truepenny, C. J: Conclui que os quatro réus são membros da Sociedade Espeleológica. Pessoas amadoras com interesse específico de exploração de cavernas.
Narra o acontecido: No principio de maio de 4299 os quatro réus, na companhia de Roger Whetmore, também membro de tal Sociedade adentraram o interior de uma caverna formada por pedras calcárias. Enquanto se encontravam, remotamente, à entrada da caverna, ocorreu um deslizamento de terra, de tal maneira que bloqueou completamente a única entrada conhecida da mesma. Percebendo o ocorrido, os espeleólogistas se posicionaram perto da entrada