Pedagogia Hospitalar
O profissional que trabalha na área da saúde deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do paciente. O pedagogo possui um papel muito importante vem conquistando seu espaço e a classe hospitalar é um desses espaços.
Perfil do Profissional
O pedagogo hospital tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares.
O trabalho existe, porém deveria ter mais atenção para que fossem criados classes hospitalares em todos os locais da saúde, bem como atendimento de ensino de educação especial na modalidade de educação especial caracterizado pela realização de diferentes atividades e por atender crianças e adolescentes internados, recuperando a criança em um processo de inclusão, oferecendo condições de aprendizagem. A classe hospital oferece à criança a vivência escolar, o professor precisa ter um planejamento estruturado e flexível. O ambiente da classe hospital deve ser acolhedor, um espaço pedagógico alegre e aconchegante fazendo com que a criança enferma melhore o emocional, mental e fisicamente.
As dificuldades do Pedagogo hospitalar
As dificuldades apresentadas pelas crianças e jovens submetidos a procedimentos de tratamento em fase de hospitalização, que passam por processos de intervenções das muitas vezes agressivas de mudanças física, social e emocional sofrendo constantemente um rompimento no seu processo de escolarização, agregam outras dificuldades, como por exemplo, o retorno às aulas, muitas vezes levando algumas seqüelas do tratamento realizado que precisam ser consideradas ao se pensar no tratamento oferecido no âmbito do hospital .
Por