CIENCIA POLITICA
Durante o período da Idade Média, o poder político era controlado pelos diversos senhores a feudais, que geralmente se submeteram ao imperador do Sacro Império e do Papa. Não haviam estados nacionais centralizados.
As crises no final do período provocaram a dissolução do sistema feudal e prepararam o caminho para a implantação do capitalismo. Logo, o Estado Moderno surge na Europa a partir do século XIII seguindo XVIII e início do século XIX, com pressupostos e motivos específicos da história, das suas condições originárias de seu nascimento. Seguindo progressivamente da impessoalidade do comando político, através da evolução do conceito de officium, a centralização do poder nas mãos de um governante. Uma pessoa representando o Estado, detendo todo o poder, podendo através das atribuições que lhes são concedidas de matar, encarcerar, multar etc. O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém o “monopólio da força legítima”. definida por Max Weber.
A formação e organização do poder, se opõe a um mundo político caracterizado por duas situações históricas mencionadas anteriormente, aparentemente contraditórias. A concepção universalista da respublica christiana, o Papa reconhecia a autonomia, pelo menos potencial da política e oferecia o terreno em que poderiam sediar-se, mover-se, fortalecer-se e assim prevalecer os interesses temporais que brotavam das relações econômicas e sociais. Caracterizando a constituição pelo território, a extensão física de terreno, permitindo a crescente integração de