Trabalho
18/06/2002
ALGUMAS OBSERVAÇÕES
SOBRE COMO FAZER RESENHA
1. Resenha é o termo mais usado atualmente para recensão. Recensão é um trabalho de síntese que as revistas científicas publicam geralmente logo após a edição de uma obra, com o objetivo de divulgá-la. Mas não se trata de um simples resumo. Este deve restringir-se ao conteúdo do trabalho, reproduzir com máxima fidelidade o autor, evitando qualquer julgamento de valor. Já a resenha, além de resumir a obra, expondo suas linhas básicas, deve avaliá-la, mostrando seus pontos fortes e fracos.
Partindo do “estado da arte”, a resenha deve mostrar no que o trabalho resenhado – normalmente um livro, mas pode ser um ou mais capítulos, uma coleção ou mesmo um filme – inova na abordagem do tema, apontar falhas, lacunas e virtudes, explorar o contexto histórico em que a obra foi elaborada e fazer comparações com outros autores. Por isso, a resenha também é conhecida como resumo crítico ou recensão crítica. E só pode ser elaborada por alguém com conhecimentos na área, pois sua elaboração exige um ponto de vista pessoal.
2. Além de resumir e avaliar a obra, o recensor deve sustentar suas considerações, deve embasá-las seja com evidências extraídas da própria obra ou de outras de que se valeu para elaborar a resenha. Afirma
McCrimmon (apud Silva, p.171):
“Se o resumo do conteúdo da obra não está bem feito, o leitor que não a conhece encontrará dificuldades em acompanhar a análise crítica. Se, por outro lado, o recensor se limita a relatar o conteúdo, sem julgá-lo criticamente, ele estará escrevendo um resumo e não uma recensão crítica. Finalmente, se ele não sustenta ou ilustra seus julgamentos com dados extraídos da obra recenseada, ele não dá ao leitor a oportunidade de formar seus próprios julgamentos”.
3. De uma boa resenha devem constar:
• a referência bibliográfica da obra, preferencialmente seguindo a
ABNT;
• alguns dados biográficos