PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA
CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDU
CURSO DE PEDAGOGIA
Mary Christiane Vasconcelos Correia
Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações
Maceió
2013
Mary Christiane Vasconcelos Correia
RESENHA CRÍTICA: do livro Pedagogia: Histórico-Crítica: primeiras aproximações
Trabalho apresentado como requisito para avaliação da disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação - OTA, sob a orientação da Prof.ª Wilson Correia Sampaio do Curso de Pedagogia, Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas.
Maceió
2013
INTRODUÇÃO
O tema educação é complexo. Sua própria conceituação não é fácil, porque implica outras questões: educar para quê? Para qual sociedade? Qual homem será formado? É por isso que Saviani (2008, p.13) ressalta que a educação: “é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens”. Desta forma, pode-se concluir, que toda proposta educativa contém uma concepção de mundo e de conhecimento, e consequentemente de sociedade e de homem. Concepções que, como observa Kassick (2000), são historicamente construídas. Até mesmo a associação de educação com a escola. Muitas vezes não nos damos conta de que a escola é uma instituição historicamente construída. Nem sempre ela foi o que é, e por outro lado, não precisará no futuro ser como é. E modificar a escola e a sociedade em que vivemos é um dos objetivos da Pedagogia Histórico-Crítica, foco deste livro. Essa proposta de educação teve origem no Brasil, na década de 1980, elaborada pelo professor Dermeval Saviani e sua ação educativa têm como base a dialética.
Este texto pode ser dividido em dois momentos. O primeiro é uma revisão sobre as Teorias de Educação, isso é necessário para entender o