Transporte Ferroviário
2. TRANSPORTE FERROVIÁRIO É muito utilizado em países desenvolvidos como EUA, Canadá, paísesda União Europeia e Japão.Em vários países latino-americanos e africanos, as ferrovias sãodeficitárias por terem sido implantadas de maneira isolada, com várias bitolas(largura entre trilhos).construídas para levar um determinado produto do interior para o litoral, não apresentam cargas deretorno, o que encarece os fretes.
3. TRANSPORTE FERROVIÁRIO No Brasil, desde o início, o transporte ferroviário foiimplantado de maneira equivocada: a primeira ferrovia, porexemplo, foi inaugurada em 1854 com a finalidade detransportar o imperador e sua comitiva para Petrópolis. Devidoao sucateamento de todo o sistema ferroviário e a falta derecursos, o governo federal privatizou toda a malha da RedeFerroviária Federal, no sistema de concessão temporária.Rede Ferroviária S.A
4. TRANSPORTE FERROVIÁRIO Com a privatização pretende-se reformular totalmente otransporte ferroviário, com a recuperação das ferrovias eequipamentos, modernização e conclusão de alguns ramaisimportantes como:Ferroeste que, depois de totalmente concluída, com seus ramais, ligará Guaíra(PR)- Cascavel(PR) - Guarapuava (PR) e Curitiba (PR)a Paranaguá (PR).
5. TRANSPORTE FERROVIÁRIO CARACTERÍSTICAS ATUAIS O transporte ferroviário brasileiro é essencialmente decarga, transportando minérios e grãos das áreas extratoras ouprodutoras aos portos. Também em alguns ramais verifica-se o transporte decombustíveis das refinarias a centros mais distantes. O transporte de passageiros é utilizado nas áreasmetropolitanas - trens de subúrbio e metrô – no estado de São Pauloe também no Maranhão e Leste do Pará através da E. F. Carajás.
6. TRANSPORTE FERROVIÁRIO E