TRANSPORTE FERROVIARIO
Alysson Thiago de Oliveira
Giovani Bretzke
Walmor Augusto Bitencourt
Prof.ª Samara A. S. Garcia
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Logística (LOD 0218) – Prática do Módulo III
18/06/2015
RESUMO
Modal ferroviário uma das formas de transporte realizado sobre linhas férreas para transportar pessoas e mercadorias. As mercadorias transportadas neste modal são de baixo valor agregado e em grandes quantidades como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, etc. Grande parte da malha ferroviária do Brasil está concentrada nas regiões sul e sudeste, com predominância para o transporte de cargas. O modal ferroviário tem grande importância para o mercado brasileiro e ainda pode ser mais bem explorado. A principal vantagem da movimentação via trens é a possibilidade de se transportar grandes quantidades de volumes por longas distâncias. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF,2006), a participação das ferrovias na matriz de transportes do Brasil vem aumentando ano a ano.
Palavras Chave- Modal, Ferrovia, Logística.
1 INTRODUÇÃO
As malhas ferroviárias desenvolveram-se no período imperial, com o objetivo de expandir o comércio de café até os portos e mesmo depois de privatizadas cumprem um papel muito importante para escoar a produção aos portos brasileiros.
Para o cliente, a segurança no transporte é um fator importante. O número de acidentes com trens é muito menor, comparado com os predominantes acidentes envolvendo caminhões nas estradas do País.
Com o domínio logístico pode-se exemplificar os pontos divergentes da malha ferroviária, como padrão logístico para o desenvolvimento do país, bem como para a facilidade de transporte. Talvez um ganho estratégico no escoamento da produção.
2 MODAL FERROVIÁRIO
Com crises sucessivas muitas malhas deixaram de ser construídas. Porém foram estatizadas e depois privatizadas. A abertura da economia, a inserção do