Anemia Ferropriva 1
FERROPRI
VA
ACADÊMICOS:
Edna
Ghybsen Quirino
Maria carolinni Araújo
Marília Brito
Fernanda Alexandre
INTRODUÇÃO
Anemia é uma condição na qual o organismo não possui glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente. O ferro é um componente importante na formação dos glóbulos vermelhos. Quando o organismo não possui ferro suficiente, ele produzirá menos glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos muito pequenos. Essa forma é denominada anemia por deficiência de ferro.
CAUSAS
A anemia ferropriva é causada por suprimento inadequado de ferro para a formação ideal das hemácias, resultando na produção de células menores de cor mais esmaecida na coloração. Pode ser causada por qualquer uma das seguintes condições:
Ingestão dietética insuficiente de ferro
Má absorção de ferro
Perdas sanguíneas
Gravidez
Traumatismo mecânico dos eritrócitos COMPLICAÇÕES
As complicações possíveis dessa doença são pneumonia e infecção.
Uma outra complicação é sangramento, a síndrome de
Plummer-Vinson pode ocorrer nos casos graves.
A complicação mais significativa da anemia ferropriva é devida a reposição excessiva de ferro com suplementos orais ou IM.
AVALIAÇÃO
A anemia ferropriva pode persistir por anos sem causar sinais e sintomas. A queixa de fadiga, incapacidade de concentrar-se, cefaléia e falta de ar pode não se desenvolver até que as reservas de ferro e os níveis circulantes desse metal estejam baixos.
Já a anemia ferropriva crônica, a queixa do paciente podem incluir disfagia e problemas neuromusculares.
A inspeção pode detectar língua vermelha, edemaciada, lisa, brilhante e dolorosa (glossite), pode mostrar unhas quebradiças em forma de colher, já nos casos mais avançados podem desenvolver taquicardia, porque a redução da perfusão dos tecidos faz com o que o coração compense com o aumento do débito cardíaco. DIAGNÓSTICO DE
ENFERMAGEM
Nutrição alterada: abaixo das necessidades corporais, relacionada com deficiência dietética de