PEDAGOGIA HISTORICO CRITICA
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:
PLANO DE AULA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
OUTUBRO / 2012
RENATA MARQUES
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA:
PLANO DE AULA
TRABALHO SOLICITADO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA, SOB ORIENTAÇÃO DO PROFº., PARA FINS AVALIATIVOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE
OUTUBRO / 2012
Pedagogia Histórico-Crítica
A Pedagogia Histórico-Crítica toma como marco referencial epistemológico a teoria do materialismo histórico dialético de Marx, onde o conhecimento resulta do trabalho no processo histórico de transformação do mundo e da sociedade, através da reflexão sobre esse processo (ação do homem sobre o mundo e dos homens entre si).
Onde temos a teoria do conhecimento: partindo da PRÁTICA (ação do homem sobre o mundo e dos homens entre si); TEORIZAR sobre ela; e voltar à PRÁTICA para transformá-la, onde pratica+ teoria = práxis.
A Pedagogia Histórico-Crítica defende a necessidade de uma pedagogia articulada com os interesses populares valorizando a escola que funcione bem, que utilizem métodos que estimulem a atividade e iniciativa do aluno, sem abrir mão da iniciativa do professor e que favoreça o diálogo dos alunos entre si e com o professor, mas sem deixar de valorizar o diálogo com a cultura acumulada historicamente.
E também levar em conta os interesses dos alunos, os ritmos de aprendizagem e o desenvolvimento psicológico, mas sem perder de vista a sistematização lógica dos conhecimentos, sua ordenação e gradação para efeitos de processo de transmissão-assimilação dos conteúdos cognitivos.
Proposta Didática da Pedagogia Histórico-Crítica
O método se apresenta em cinco etapas:
1) Prática social inicial do conteúdo:
Conhecer a realidade dos educandos implica em fazer um mapeamento, um levantamento das relações do conhecimento dos alunos sobre o tema de