Pedagogia de projetos
Pedagogia de Projetos: fundamentos e implicações
O texto pedagogia dos projetos nos fala sobre os diversos projetos implantados para auxiliar no desenvolvimento dos alunos, pois assim estarão os auxiliando nas fases de desenvolvimento integrandos as diferentes mídias nesse processo.
Diz ainda que a partir do momento que o aluno aprende no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento o professor deixa de atuar no papel de quem apenas ensina através da informação para criar situações de aprendizagem cujo foco incida sobre as relações que se estabelecem nesse processo.
Mas para que esse projeto pedagógico dê certo o professor precisa acompanhar o processo de desenvolvimento do aluno. Esse é só um dos aspectos importantes que devem ser levados em consideração pelo professor às outras duas são as dinâmicas sociais do contexto em que atua e as possibilidades de sua mediação pedagógica.
Esses trabalhos pedagógicos requerem uma mudança na postura do professor e na concepção de ensino aprendizagem, não existe um modelo ideal para se trabalhar com projetos, pois o projeto precisa se adequar as diferentes realidades da sala de aula e ao ambiente da escola, para que assim possa favorecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social dos alunos.
A pedagogia de projetos embora ainda seja um novo desafio ao professor, pode viabilizar ao aluno um modo de aprender integrado em vários conteúdos de diferentes áreas, mas isso ainda não confere com a realidade do sistema de ensino,pois este ainda se baseia nos sistema funcional e operacional, sendo assim não existe muito espaço para projetos de ensino que não estão na grade curricular.
A ideia de um projeto envolve o desejo de realizar algo que ainda não foi realizado, nos levando a pensar em uma realidade futura, pensando o presente como fonte de possibilidades futuras.
No trabalho por