Pedagogia de projetos - pedagogia -
Este presente artigo tem como objetivo despertar o corpo docente para possíveis mudanças no âmbito educacional, evidenciar a importância em reconhecer a bagagem cultural que os alunos trazem consigo, ressaltando a importância de trabalhar com a realidade do grupo e do meio em que habitam, buscando o desenvolvimento de seres sociais ativos e críticos. A Pedagogia de Projetos propõe um modelo educacional construtivista, integracionista, sociocultural e transcendente, em que o professor é o mediador e o estimulador, agindo como ponte de ligação entre as experiências extras e intra-classe, propondo que o aluno reflita sobre suas relações com o mundo e o conhecimento. Ao final sugere-se que todas as escolas adotem a Pedagogia de Projetos como pressuposto metodológico para um ensino/aprendizagem motivador e encantador.
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos; Ensino-Aprendizagem; Motivação Escolar.
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, o sistema educandário objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. A Pedagogia de Projetos encontra-se como um instrumento de fácil operacionalização dentre a gama de possibilidades para atingir tal intento.
A Pedagogia de Projetos é um método de trabalho educacional que tem por objetivo organizar a construção dos conhecimentos em torno de metas antecipadamente acentuadas, de forma coletiva, entre educando e educador.
O projeto deve ser considerado como um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida ao conteúdo tornando a escola mais atraente. Significa abolir com o monopólio do professor clássico que decide e define sem participação dos educandos, o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando o que os alunos já sabem ou respeitando o que desejam aprender naquele momento.
Dentre esses processos deve-se destacar o ensino e a