Pedagogia de projetos
O QUE É?
Os projetos de trabalho se apresentam não com um método ou uma pedagogia mas como uma concepção de educação. Dewey em 1904 foi precursor da Pedagogia de Projeto – projeto no sentido de que a aprendizagem começa a partir do momento que a prática atua.
O método de projetos foi visto pela primeira vez como método pedagógico em 1918, em um artigo chamado Método de Projetos, escrito por Kilpatrick , levou à sala de aula algumas das contribuições de Dewey. De maneira especial aquela que afirma que :
Essa idéia de solucionar um problema pode servir de fio condutor entre as diferentes concepções sobre os projetos. Kilpatrick considerou 3 pontos fundamentais na proposta apresentada por Dewey:
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
*INTENCIONALIDADE: atividades conduzidas pôr objetivos conhecidos desde o início.
AUTONOMIA: envolvimento dos alunos durante o processo. É de suma importância o professor dá maior autonomia ao aluno , de maneira a contribuir para a sua aprendizagem.
AUTENTICIDADE: problemas autênticos para quem está a desenvolvê-los. Problemas que despertem nova curiosidade, crie ima demanda de informações e a necessidade de continuar aprendendo.
COMPLEXIDADE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: é necessário um problema que é preciso resolver. Nós precisamos Ter o cuidado em não usar o termo projeto para algo que pode ser resolvido rapidamente, sem a necessidade de investigação.
IMPORTÂNCIA
Na cultura contemporânea, uma questão fundamental para, que o indivíduo possa compreender o mundo em que vive é que saiba como Ter acesso, analisar e interpretar informações. Esse caminho que vai da informação ao conhecimento pode ser realizado por diversas vias. Uma das mais relevantes seria a consciência do indivíduo sobre seu próprio processo como aprendiz. Consciência que não se estabelece no abstrato, mas assim à medida que as relações vão se estabelecendo com a