Pedagogia da autonomia
A EDUCACAO NA GRECIA
Aqui encontramos características diferentes da educação do antigo Roma, procedida pelos gregos, no que diz respeito ao: Heródoto, Platão e Diodoro de Sicilia. Também encontramos antes de tudo a separação dos processos educativos, segundo as classes sociais, porem menos rígida e com um evidente desenvolvimento para formas de democracia educativa.
AS DUAS EDUCAÇÕES ARCAICAS
A educação homérica: segundo Platão, Homero foi o educador de toda a Grécia no qual sugeriu a distinção entre o saber e o dizer proposto como critério interpretativo de toda história da educação. Estes dois termos em Homero não restavam em oposição e não indicavam tarefas opostas de quem governava e nem de quem produzia. Mas sim eram vistos os dois como momentos de cação de quem governava. Ainda em Homero os educadores arcaicos tinham em comum algo estranho: foram pessoas que matavam ou que tentavam matar, razão pela qual tiveram que fugir de suas terras e procurar hospitalidade em outro lugar.
A educação Hesiodeica
Hesíodo não foi de civilização Heroica, mas sim cantor da civilização agrícola, este foi o grande poeta da Grécia antiga, que representava toda tradição cultural da lenda de Quiron. Aqui o trabalho não era visto como vergonha, mas sim a preguiça, porque para Heroicos o trabalho era a única coisa justa e para isso tinha que ser bem dirigido o desejo do coração dos bens dos outros para o seu trabalho, provendo por meio dele o seu sustento.
2 A educação no período Clássico: ginástica e musica
Na música e na ginástica, esta baseada também no período clássico, a educação dos cidadãos em Creta e Esparta, consideradas durante muito tempo, modelo de política e de educação por todos os conservadores gregos. Nessas cidades a educação era tarefa principal o Estado: confiada a um magistrado “o pedónomo ou legislador ” para a infância, ela não se realizava isoladamente, como para Aquiles, mas coletivamente n as tropas.
3 A escola do alfabeto
No antigo