Pedagogia da autonomia
FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE
GOVERNADOR VALADARES
CURSO DE PEDAGOGIA
IVANETE DOS SANTOS DAMAS
RESENHA CRÍTICA
GOVERNADOR VALADARES
2014
IVANETE DOS SANTOS DAMAS
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado na disciplina de Métodos para normalização do trabalho acadêmico n 1° período do curso de Pedagogia na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares, sob a orientação da professora Sandra Perpetuo.
GOVERNADOR VALADARES
2014
Sumári
1 Introdução 4
Resenha do livro Pedagogia da autonomia- saberes necessários à prática educativa. 5
3 Considerações finais 7
Referências 8
1 Introdução
Paulo Freire nos convida a uma reflexão sobre ensino de uma forma sistemática. Ele elabora um livro que contem informativos que facilitam a compreensão sobre tantas questões voltadas ao meio educacional, como também um grande aliado para as práticas pedagógicas, aborda também assuntos relacionados a formação docente e a prática dessa formação e todo contexto que as envolvem. Freire é um grande especialista no que se diz respeito a assuntos relacionados à educação.
Resenha do livro Pedagogia da autonomia- saberes necessários à prática educativa.
Pedagogia da autonomia- saberes necessários à prática educativa, 47 ed. – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. – (coleção leitura), foi escrito por Paulo Freire, ele nasceu em 1921, no Recife, formou-se advogado em 1959, mas nunca exerceu a profissão. O ensino era a sua grande paixão. Mais do que um educador foi um pensador.
No primeiro capítulo, “Prática docente: primeira reflexão”, Freire nos diz que “não há docência sem discência”, é feita uma discussão sobre os sujeitos envolvidos na troca entre