politica
Código: SSO410004 Semestre: 2014.1
Créditos: 04 - Carga Horária: 60 hs Horário – 5ª feira – 08:20 – 11:50hs.
Professores: Hélder Boska de Moraes Sarmento – hboska@yahoo.com.br Ementa: Estudo crítico das matrizes clássicas do conhecimento e suas aproximações com o Serviço Social. A teoria social de Marx e o método crítico dialético. As principais formulações teóricas do Serviço Social na tradição marxista.
Objetivos:
Compreender as principais matrizes clássicas do conhecimento e suas relações com as tendências teórico-metodológicas do Serviço Social.
Analisar a produção do conhecimento em Serviço Social acerca dos seus fundamentos teórico-metodológicos no debate contemporâneo da profissão.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I- Tendências Teórico-Metodológicas no Serviço Social Contemporâneo
1.Os fundamentos teóricos e críticos para compreensão do Serviço Social Contemporâneo
NETTO, José Paulo. Capitalismo Monopolista e Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1992.(cap. 1 e 2)
NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social pó-64. São Paulo, Cortez, 1991.(cap. 2)
IAMAMOTO, Marilda e CARVALHO, Raul de. Serviço Social no Processo de Reprodução das Relações Sociais. Parte I, Cap. II (p.71-123). Relações sociais e serviço social no Brasil. São Paulo, Cortez/Celats, 1982.
IAMAMOTO, Marilda V. O Serviço Social na Divisão do Trabalho. (p. 87-112). Renovação e Conservadorismo no Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1992.
2. A crítica às aproximações teóricas e os desafios ao Serviço Social Contemporâneo
NETTO, José Paulo. Transformações societárias e serviço social: notas para uma análise prospectiva da profissão no Brasil. In: Serviço Social e Sociedade, 50, São Paulo: Cortez, 1996.
FALEIROS, Vicente de Paula. Serviço Social: questões presentes para o futuro. Globalização, correlação de forças e serviço social. São Paulo,