geografia
É uma máquina que converte a energia elétrica e energia mecânica (movimento rotativo),possui construção simples e custo reduzido, além de ser muito versátil e não poluente. Omotor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos do homem ao longo de seudesenvolvimento tecnológico. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas,equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros, não menos importantes.
2. Motores Monofásicos
É um tipo de motor que possui apenas um conjunto de bobinas e sua alimentação éfeita por uma única fase de corrente alternada. Dessa, forma eles absorvem energiaelétrica de uma rede monofásica e transformam-na em energia mecânica.Os motores monofásicos são empregados para cargas que necessitam de motoresde pequena potência como, por exemplo, motores para ventiladores, geladeiras,furadeiras portáteis.
2.1. Tipos de Motores Monofásicos
De acordo com o funcionamento, os motores monofásicos podem ser classificadosem dois tipos: Motor Universal e Motor de Indução.
2.2. Motores de Indução Monofásico
Os motores de indução monofásicos, são em regra construídos para potênciasinferiores a um HP, para serem utilizados em circuitos de baixa tensão, dedistribuição.Tais motores, contudo, têm sido construídos para capacidades de 5 e 10 HP parafins especiais, onde não se podem empregar motores trifásicos.Sob o aspecto construtivo, estes motores são semelhantes aos motores polifásicos,possuindo rotores do tipo de gaiola de esquilo.
2.2.1. Funcionamento
O rotor possui um bobinamento, tipo gaiola de esquilo, representado por condutoresduplos, pois é percorrido por duas correntes que podem ser consideradasindependentes.Na realidade, tanto os condutores mais de fora como os mais de dentro, têm igualcomportamento e a corrente final é a associação das duas correntes