Pedagogia da autonomia
-
Junho de 2007 - páginas 105 a 111
RESENHA: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – Saberes necessários à prática educativa & Breve Análise da Educação Brasileira
Gislaine Casia Cavazin1
Introdução
Este trabalho tem como objetivo analise e reflexão do livro “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – Saberes necessários à prática educativa”, de Paulo Freire, e também desenvolver uma análise da Escola Pública Brasileira. Paulo Freire oferece nesta obra saberes necessários à prática educativa de professores, sejam eles professores progressistas ou não. As idéias colocadas por Freire neste livro, de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, trazem questões que no dia a dia do professor continuam criando conflitos e o debate entre os educadores e educadoras. A pedagogia, que Freire nos propõem, é fundamentada na ética, no respeito à dignidade e à própria autonomia do educando. Quanto a Escola Pública Brasileira, temos muito a analisar e nos questionar se realmente ela está formando cidadãos ou está formando cada vez mais mão de obra para este Mundo competitivo de “quem pode mais chora menos?”
1.
RESENHA: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa.
A questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativo-progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos é o tema central que refletimos neste texto. Freire neste texto insiste que formar é muito mais do que puramente treinar o educando em técnicas apenas, ele vê a educação como meio para que o educando tenha condições de criar a sua própria produção ou a sua própria construção do saber, e que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
Gislaine Casia Cavazin, Professora de Informática da Escola Estadual de Ensino Médio Joaquim José da Silva Xavier – Novo Tiradentes-RS, Bacharel em Informática e Graduanda do Programa Especial de Formação Pedagógica para Portadores de Diploma de Educação Superior na URI-FW. E_mail: