pcn orientação sexual
de 1ª a 4ª série
Parâmetros Curriculares Nacionais
Fáceis de entender
■ A sexualidade surge em todas as idades
■ Responda às dúvidas diretamente
■ Aids também é assunto de criança
Orientação Sexual
Sugestões para trabalhar nos dois ciclos iniciais
A necessidade de incluir temas sobre a sexualidade no currículo aumentou com o crescimento dos casos de gravidez entre adolescentes e o risco de contaminação pela Aids. As manifestações da sexualidade aparecem em todas as idades e muitas questões são trazidas pelos alunos.
Cabe, aos educadores, desenvolver uma ação crítica e reflexiva sobre o assunto.
A Orientação Sexual deve contribuir para que os alunos exerçam sua sexualidade com prazer e responsabilidade. O tema está ligado ao exercício da cidadania, pois propõe trabalhar o respeito por si e pelos outros, além de garantir direitos básicos como saúde, informação e conhecimento.
Imersão no tema sexo
Corpo: matriz da sexualidade
O conceito de corpo é diferente do de organismo. Ele deve ser compreendido com um todo integrado e inclui, além de sua anatomia e funcionamento, emoções, sentimentos e sensações de prazer e desprazer, ou seja, as dimensões biológica, psicológica e social. Seguem-se, temas que ajudarão a trabalhar esse conteúdo:
■ As transformações do corpo do homem e da mulher nas diferentes fases da vida.
atividades tão variadas quanto a exibição de vídeos, teatros, ara enfrentar as de São Carlos (SP), a trabalhos coletivos, muitas dúvidas professora Marcia Belini fantoches e muita sobre sexo dos alunos promoveu uma imersão conversa. “A turma vinha de 2a série do Instituto no tema que durou três tratando do assunto de Educação e Cultura, bimestres e envolveu sexo de maneira preconceituosa e vulgar”, conta ela. Para descobrir quais as dúvidas da garotada, Marcia providenciou uma urna. Os alunos não precisavam identificar-se.
Entre as meninas, houve
Obra coletiva: aparelho reprodutor