Resenha
O PCN foi elaborado pelo Ministério da Educação nos anos 90 com o objetivo de contribuir e fortalecer a qualidade da educação no ensino fundamental e criar subsídios para reelaboração dos currículos. É um importante instrumento norteador capaz de auxiliar na formação cidadã dos educandos.
A estrutura do PCN é pensada de modo a integrar as disciplinas comuns aos níveis escolares, capaz de valorizar e objetivar as características da pluralidade cultural de modo que o aluno consiga conhecer , reconhecer e respeitar a diversidade do patrimônio culturas, contribuir e construir a memória cultural, valorizar culturas, reconhecer as qualidades de sua própria cultura , repudiar qualquer tipo de discriminação, exigir respeito , valorizar o convívio, compreender a desigualdade social como um problema de todos.
Ao tratar da pluralidade e diversidade a escola esta reconhecendo a diversidade como parte inseparável da identidade nacional, proporcionando aos alunos conhecerem suas heranças e suas riquezas culturas e aprendendo a respeitar e a lutar por seus direitos e deveres.
No que diz respeito à orientação sexual cada vez mais a escola se depara com situações desafiadoras em relação a sexualidade e saber como superar esses desafios não é tarefa fácil para o , assim sendo , o PCN traz orientações capazes de ajudar no trabalho na escola de forma a garantir o respeito , a dignidade e superar a discriminação, o medo, o tabu . A escola é um espaço que cada vez consegue dar um apoio que muitas vezes o aluno não encontra em sua família e sua responsabilidade esta cada vez maior na quebra de paradigmas e de orientações para que o aluno seja amparado em suas duvidas e questionamentos.
O PCN aborda questões como doenças sexualmente transmissíveis, orientação sexual, de forma a apoiar e orientar o professor nessas