Reúso Água Indústira de Papel eCelulose
5717 palavras
23 páginas
IMPACTO DA ÁGUA FRESCA SOBRE O PROCESSO PRODUTIVO EM PLANTASDE INDÚSTRIAS DE CELULOSE (NOVAS PLANTAS E MODERNIZAÇÃO) NO
BRASIL.
David Charles Meissner1, Nei Rubens Lima2
1
DCMEvergreen – Assessoria Técnica Ambiental
Corresponding author: dcmevergreen@gmail.com, telephone 55-11-3063-3839
2
Lima Consultoria Ambiental Ltda. nei.lima@neilima.com.br
RESUMO
Este artigo pretende abordar alguns aspectos sobre a necessidade das indústrias de papel e celulose a adotar medidas voltadas para o gerenciamento financeiro e ambiental do uso da água, de forma a obter a redução no seu consumo e consequente a redução dos custos operacionais. Analisa-se, também a adoção de medidas tomadas por essas indústrias ao longo dos anos e apresentam-se algumas novas opções de gerenciamento que poderão ser consideradas pelas indústrias de papel e celulose para a redução de custos financeiros e ambientais.
KEYWORDS:
Reúso da água, água cinza, tratamento de efluentes, tratamento terciário, indústrias de papel e celulose.
INTRODUÇÃO
A água é uma matéria prima que é utilizada em quantidades significantes nas indústrias de papel e celulose. Dada a sua abundância e qualidade, as indústrias de papel e celulose, no passado e de modo geral, atribuíam um valor mínimo a água.
Por essa razão essas indústrias não davam muita importância a duas formas de gerenciamento: o financeiro que implicava no custo da água para as indústrias e o ambiental que se referia à quantidade e qualidade de água e efluentes que eram utilizadas em suas operações.
1
Porém, com uma maior conscientização ambiental e a valorização geral da água, as indústrias de papel e celulose passaram a gerenciar de forma mais sustentável o uso e reúso da mesma.
ÁGUA E EFLUENTES NO MUNDO:
O Banco Mundial estima que 1 bilhão de pessoas não possuam acesso à água potável e que aproximadamente 1,7 bilhões de pessoas convivem com estruturas de saneamento básico inadequadas. O aspecto de qualidade da água