Paulo freire: pensamento e obra
Elabore uma pesquisa, com o seguinte título: Paulo Freire: pensamento e obra.
Recomendamos que utilizem no mínimo uma página e no máximo duas páginas, considerando principalmente suas reflexões a partir do material pesquisado, ou seja, não basta apresentar o material coletado em sua pesquisa, você terá que relacioná-lo (dialogar) com os conceitos apresentados no livro Conscientização – Teoria e Prática da Libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire.
Pontuação: Pesquisa – 2,5 pts/ Diálogo com o material pesquisado – 7,5 pts = 10,0 pts
Pesquisa
Paulo Freire: pensamento e obra
Paulo Reglus Neves Freire, educador brasileiro. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921, no Recife, Pernambuco. Por seu empenho em ensinar os mais pobres, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores, especialmente na América Latina e na África. Pelo mesmo motivo, sofreu a perseguição do regime militar no Brasil (1964-1985), sendo preso e forçado ao exílio. O educador apresentou uma síntese inovadora das mais importantes correntes do pensamento filosófico de sua época, como o existencialismo cristão, a fenomenologia, a dialética hegeliana e o materialismo histórico. Essa visão foi aliada ao talento como escritor que o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos. A partir de suas primeiras experiências no Rio Grande do Norte, em 1963, quando ensinou 300 adultos a ler e a escrever em 45 dias, Paulo Freire desenvolveu um método inovador de alfabetização, adotado primeiramente em Pernambuco. Seu projeto educacional estava vinculado ao nacionalismo desenvolvimentista do governo João Goulart.
O método de alfabetização de Paulo Freire é resultado de muitos anos de trabalho e reflexões de Freire no campo da educação, sobretudo na de adultos em regiões proletárias e subproletárias, urbanas e rurais, de Pernambuco. No processo de aprendizado, o alfabetizando ou a alfabetizanda é