Resumo do livro Pedagogia do Oprimido
1 1. Apresentação:
A temática do livro Pedagogia da Autonomia trata da questão da formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa – progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos.
Esse livro é uma construção teórica do próprio autor, e pode ser considerado como uma síntese de todo seu pensamento. O autor lutou pela educação por toda sua vida, e foi durante todo esse tempo que ele colheu grande parte do material usado nessa obra, que foi publicada em 1996, sendo seu último trabalho.
2. Resumo da Obra
O livro Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários á Prática Educativa, do professor Paulo Freire, foi dividido em cinco partes, sendo que essas partes consistem em três capítulos (cada capítulo possui nove subtemas), um prefácio e um espaço onde o próprio autor faz uma apresentação, espécie de introdução. A obra é dedicada à mulher do escritor, amigos, intelectuais, colegas de trabalho, educadores e educando.
O prefácio foi escrito pela professora Edna Castro de Oliveira, que aceitou escrevê-lo como ato de desafio movido pelo lema defendido por Paulo Freire de testemunhar a disponibilidade à vida e o seu chamamento. Nele, ela apresenta o seu envolvimento com os estudos de Freire e faz um breve comentário da obra, ressaltando a importância da ação educativa – crítica para o desenvolvimento de uma pedagogia baseada na humanização, que é imprescindível para a prática docente.
O texto nomeado “Primeiras Palavras” foi escrito pelo próprio Paulo Freire, e pode ser considerado como a introdução desse livro. Nesse espaço, o autor aborda a temática do texto e ao fazer críticas ao sistema neoliberal, falar de suas expectativas, ao justificar alguns de seus pensamentos; ele termina por fazer uma convocação a todos àqueles envolvidos no processo de ensino, para se comprometerem com uma ética universal do ser humano, considerada de suma importância para a prática pedagógica. Além disso, ele