Socialização
Conceitos:
“uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pro ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto”. (Rodrigues,Assmar e Jablonski, 2000)
Conjunto de crenças, sentimentos e tendências que levariam a um determinado comportamento, podem ser discrepantes em relação a ação observada em um indivíduo”.(Savoia, 1989)
Elementos coexistentes das atitudes
Existência de um sentimento pró ou contra um objeto social;
Existência de uma estrutura cognitiva relativamente duradoura;
A maneira de ser de um indivíduo, sua formação e sua personalidade
Elementos coexistentes das atitudes
Análise das atitudes de um indivíduo, consideramos três fatores fundamentais da sua personalidade: percepção, emoção e motivação, e, conseqüentemente crenças, os valores, as pré-concepções de um indivíduo.
Elementos integrantes das atitudes
Componente afetivo: consiste no sentimento pró ou contra o objeto social;
Componente cognitivo: se refere aos pensamentos que a pessoa possui em relação ao objeto social;
Componente comportamental: prontidão para responder, para comportar-se de determinada forma em relação a esse objeto social.
Formação de atitudes
Nao há acordo entre os psicólogos sociais acerca de como se formam as atitudes, tudo depende da corrente psicológica a qual se filiam.
Formação de atitudes: (Munne)
A informação recebida: faz-se necessário possuir um conhecimento mínimo sobre qualquer tópico de discussão para que tomemos uma atitude razoável frente ao mesmo.
Exemplo: políticos participantes da Constituinte a um governo parlamentarista ou presidencialista.
Informação insuficiente, o componente cognitivo da nossa atitude não terá uma base sólida, assim corremos o risco de cairmos na arbitrariedade e no preconceito.
O grupo de identidade: desde a infância temos a necessidade de nos identificarmos com algum grupo.
Grupo pressiona