resumo do livro por capitulo pédagogia do oprimido
As teorias geopolíticas clássicas pensavam o Estado como um organismo territorial, sendo que essa comparação do Estado com um organismo foi proposta pelo geógrafo Friedrich Ratzel em seu livro Geografia Política. Mas é importante destacar que esse autor usava a palavra organismo não como metáfora biológica, e sim no sentido que o pensamento romântico dava a esse termo, isto é, como uma unidade indissociável entre diversos elementos naturais e humanos. Para Ratzel, o Estado agia como organismo territorial porque mobilizava a sociedade para um objetivo comum, que era a defesa territorial, e programava uma série de políticas visando garantir a coesão da sociedade e do território, unindo o povo ao solo.
Alguns estados agem de modo que suas estratégias garantam a integração de seu território, usufruindo as possíveis riquezas nele existentes. O Brasil é um desses Estados. Por outro lado, há os que, além de pensaras estratégias do ponto de vista de seu território, visam à expansão de seus domínios, adquirindo riquezas e poder internacional, que é o caso dos Estados Unidos.
As relações do Brasil com os Estados Unidos
1968 – Posiciona-se contra o Tratado de Não – Proliferação de Armas na Conferência de Desarmamento realizada em Genebra .O Pais alegou que as potências nucleares não tinham o direito de negar o acesso á energia nuclear aos países pobres.
1970 – Vota na ONU pela devolução dos territórios palestinos ocupados por Israel (1960) promove maior aproximação comercial e política com o Árabe.
1974 – Reata as relações com a China.
1975 – Vota pelo fim do bloqueio econômico a Cuba e fecha um acordo de cooperação nuclear com a Alemanha.
Brasil: potencia regional
Os Projetos do Brasil para Os Vizinhos
Com a chegada dos militares ao poder no Brasil em 1964, implantou-se um projeto de política externa que pretendia elevar o