Trabalho toxicologia
Em um sentido geral pode-se dizer que a toxidade de uma substancia é sua capacidade para causar uma lesão em um organismo vivo. Uma substancia muito tóxica causará danos a um organismo mesmo administrados em quantidades em quantidades muito pequenas, uma substancia de baixa toxicidade só produzirá efeito quando a quantidade for muito grande.
Toxicologia é uma ciência que estuda tudo aquilo relativo à origem, natureza, propriedades, identificação, mecanismo de acumulação e qualidade qualquer substância tóxica. Como toda ciência multidisciplinar, compromete as outras ciências, fundamentalmente a medicina, a farmacologia e a química.
A toxicologia tem origem remota, já que o homem desde a pré-história estava interessado na aplicação de venenos. A notícia mais antiga data do século XVII a.C. no Papiro de EBERS, posteriormente em todas as épocas há uma preocupação no tratamento de intoxicados.
Um dos motivos que impulsionou o desenvolvimento da toxicologia, foi à necessidade de dispor de pessoas com o suficiente conhecimento para poder determinar a existência, ou não, de envenenamento, em casos judiciais. Este foi o começo da toxicologia judicial.
Posteriormente, o desenvolvimento industrial, pois o homem em contato com uma infinidade de novas substâncias, que não em poucos casos trouxe resultados nocivos a seus organismos.
Este feito motivou o desenvolvimento industrial da toxicologia Social, em cujo habito se enquadraria a Toxicologia Industrial.
Paracelso.
“Todas as substâncias são tóxicas. A dose correta é que diferencia um veneno de um remédio”
Essa frase é de Paracelso, que viveu por volta de 1.500 e é considerado o “Pai da Toxicologia Moderna”. Theophrastus Bombastus Von Hohenheim (1493 -1541), mais conhecido como Philippus Aureolus Paracelsus
Paracelso nasceu em Einsiedeln, uma pequena localidade da Suíça. Era suábio e sua mãe era suíça. Filho de Wilhelm Bombast, médico e alquimista, e neto de Georg Bombast Von Hohenheim,