Trabalho de toxicologia
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado utilizando um caso clínico de intoxicação aguda por salicilatos (ácido acetilsalicílico 100mg) ocorrido no município de
Terezópolis de Goiás no ano de 1999, caso este que chocou a população local, pois o fim deste foi trágico. A vida de uma criança de 4 anos foi perdida por causa de descuido e desatenção dos pais e familiares, imperícia e completa incapacidade de ação dos profissionais que cuidaram do caso.
Este fato nos fez refletir em uma questão muito importante, o risco potencial de intoxicação por medicamentos, uma vez que na maioria das vezes os cuidados recomendados no tocante ao correto armazenamento destes é desrespeitado ou negligenciado por parte dos usuários ou demais pessoas responsáveis pelo correto armazenamento do medicamento após a aquisição ou doação deste.
É bom lembrar que os fármacos em geral são potencialmente tóxicos em altas doses, portanto o correto armazenamento e uso destes são essencial para um bom tratamento, prevenindo também casos como o ocorrido e descrito neste presente trabalho.
O ácido acetilsalicílico é comercializado tradicionalmente em apresentação adulto (500mg) e infantil (100mg), sendo que a apresentação infantil é constituída por adjuvantes farmacotécnicos que lhe concede aroma e gosto agradável, quase semelhantes a uma pastilha ou bala adocicada, o que leva a ocorrência de muitos casos de acidentes domésticos com medicamentos levando a casos de intoxicação.
1
2- CASO CLÍNICO
Thaís A. F. 4 anos deu entrada no Hospital Municipal de Anápolis as
19:20 de uma segunda feira após início de fortes sintomas com dores abdominais intensas, vômitos e perda da consciência. Antes de ter dado entrada no Hospital de Anápolis ela havia sido consultada por um médico plantonista do Posto de Saúde de Terezópolis durante a parte da manhã, onde este lhe receitou medicamentos (Metoclopramida gotas, e Buscopam gotas) para a dor abdominal e os vômitos