Patrimônios de quem?
Curso de História
Patrimônio Turístico e Arqueológico
OFICINA EDUCATIVA
PATRIMÔNIOS DE QUEM? PATRIMÔNIOS DE SOBRAL LIGADOS
ÀS ELITES.
Projeto apresentado como primeira
Avaliação da disciplina Patrimônio
Turístico e Arqueológico.
SAUMO M. VASCONCELOS
JOÃO PAULO GOMES GADELHA
RAFAEL ARCANJO
SOBRAL
OUTUBRO DE 2012
INTRODUÇÃO
Ao buscarmos um conceito maior que da significado á patrimônio encontramos lei nº25 de 1937 que diz que patrimônio é um conjunto de bens móveis e imóveis no país pertencente a pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, de interesse público, que por sua vinculação está ligado a fatos memoráveis da história do Brasil.
Estão sujeitos aos tombamentos os monumentos naturais como sítios e paisagens. na lei citada acima mostra que só os grandes monumentos e fatos memoráveis da história são considerado patrimônio os pequenos monumentos e manifestações culturais ficam de fora por interesse político.
A constituição brasileira de 1988, em seu artigo 216, define patrimônio cultural como sendo"os bens de natureza material e imaterial,tomados individualmente ou em conjuntos portadores de referência á identidade,á ação á memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira"
A lei máxima brasileira inclui, ainda, no conjunto do patrimônio cultural as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver, as criações científicas e artísticas: como as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais. Considera ainda, os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico,artístico arqueológico, ecológico e científico.
Na concepção de José Ricardo da Cruz Bezerra," a falta de interesse da população pela preservação do seu patrimônio histórico parece ser consequência da falta de identidade com esta história que não lhe diz respeito.
O povo se ver representado nos ícones, símbolos ou monumentos de um passado pertencente a uma elite dominante. os seus