O que é patrimônio
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVA I
PROF.: ANA MARIA FARIAS
FICHAMENTO DO LIVRO “O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO”
ARACAJU-SE
2012
FICHAMENTO DO LIVRO “O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO”
Fichamento apresentado à Universidade Tiradentes, para parte da avaliação da disciplina Técnicas Retrospectiva I sob a orientação da professora e Dr. Ana Maria Farias.
ARACAJU-SE
2012
FICHAMENTO
Lemos, Carlos A. C. – 1925, O que é Patrimônio Histórico – São Paulo: Brasiliense-2004 (Coleção Primeiros passos).
PATRIMÔNIO CULTURAL
“Foi o nosso mestre ocasional Hugues de Verine-Boham que nos fez encarar a problemática do Patrimônio Cultural de modo bastante abrangente, graças às suas definições emanadas de observações oportuníssimas do homem de grande erudição aliada á necessária praticidade ao enfrentar os problemas de seu mister de assessor internacional da UNESCO nos lugares mais diversificados, especialmente os de Terceiro Mundo.”
(Carlos A. C. Lemos. O que é Patrimônio Histórico – Pág. 8, 3º Paragrafo).
“Sugere o professor francês que o Patrimônio Cultural seja dividido em três grandes categorias de elementos. Primeiramente, arrola os elementos pertencentes á natureza, que tornam o sítio habitável... os rios, a água desses rios, os seus peixes...”
(Carlos A. C. Lemos. O que é Patrimônio Histórico – Pág. 8, 4° Paragrafo).
“O segundo grupo de elementos refere-se ao conhecimento, às técnicas, ao saber e ao saber fazer. São os elementos não tangíveis do Patrimônio Cultural. Compreende toda a capacidade de sobrevivência do homem no seu meio ambiente...”
(Carlos A. C. Lemos. O que é Patrimônio Histórico – Pág. 9, 5° Paragrafo).
“O terceiro grupo de elementos é o mais importante de todos porque reúne os chamados bens culturais que englobam toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer...”
(Carlos A. C. Lemos. O que é Patrimônio Histórico – Pág.