Atenção basica
Com o objetivo de reorientar o modelo assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da atenção básica, surge em junho/1991 o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), hoje denominado como EACS ( Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde). Em janeiro de 1994 foram formadas as primeiras equipes, incorporando a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) numa proporção média de um agente para 575 pessoas acompanhadas (COSTA, 2004).
O EACS foi a estratégia para implantar o Programa de Saúde da Família (PSF), hoje denominado como Estratégia de Saúde da Família (ESF), composto pela enfermeira e os ACS (COSTA, 2004). O ESF foi concebido em 1994, como uma estratégia para reverter o modelo tradicional de assistência, hospitalcêntrico e curativo e é composto por enfermeiro (01), médico (01), agentes comunitários de saúde (até 07), auxiliares de enfermagem (02), odontólogo (01) e auxiliar odontológico (01).
No município de Dourados a ESF atinge uma cobertura de aproximadamente 75% com 47 equipes, sendo 42 urbanas e 05 rurais, conta ainda com 03 EACS. Hoje as ESF contam com o apoio de 03 equipes de NASF (Nucleo de Apoio a Saude da Familia). O NASF surgiu em 2008, como estratégias proposta pelo Ministerio da Saude para auxiliar na integralidade da atenção a saude da população. No município cada NASF atende a 15 ESF’s, Devido a constante mudanças de coordenação e estruturação da própria secretaria de saúde, o NASF enfrentou e ainda enfrenta muitas dificuldades de estar atuando como preconizado pelo Ministerio, deixando de atender muitas equipes, pois ainda falta um melhor entendimento do seu objetivo de